Thursday, May 20, 2021

3 exemplos de como é quase impossivel haver uma imprensa neutra

Se o irmão de um futebolista famoso cometer um crime isso deve ser noticia? Das duas uma. Opção A: Uns jornalistas vão dizer que sim porque envolve alguém próximo de uma figura pública  Opção B: Uns vão dizer que não, porque ser familiar de um famoso não é ser famoso e o futebolista pode nem saber dos crimes do irmão. Quem escolher a opção A tem mais um dilema. A noticia vai ser apenas uma nota de rodapé ou vai ser capa e falada por vários comentadores?

5+20%=6   5%+1%=6%  Estas duas contas estão certas. Se num ano o desemprego é 5% e no ano seguinte é 6% há duas maneiras de dar a noticia. Uma noticia meio-neutra é dizer que o desemprego aumentou 1% e aí pouca gente liga porque é normal taxa de desemprego varia 1% ou 2% todos os anos. Outra coisa é dar a noticia chocante que o número de desempregados aumentou 20%.

9 em cada 10 dentistas recomenda a marca A, isto quer dizer que pelo menos 85% recomenda, vamos supor que a percentagem que recomenda é mesmo 85%. Há mais 3 marcas no mercado que são B,C e D. 89% recomenda B, 92% recomenda C e 94% recomenda D.  As duas frases são verdadeiras, mas para a marca A é muito melhor a imprensa dizer "9 em cada 10 dentistas recomenda a marca A" do que dizer  "Das 4 marcas a menos recomendada é a A".

Pensamentos e Perguntas pertinentes

Muita gente que fica indignada com a coscuvilhice alheia, aceita passivamente que o estado queira saber até ao cêntimo como cada um gasta e ...