Monday, May 10, 2021

Falácias contra o Chega

O Chega é Populista

Quase todos os partidos e políticos já chamaram e foram chamados de populistas.  Populista é apenas um termo prejorativo A dictomia populista / não populista (termos muito relativos) funciona apenas ora como um elogio vazio, ora como um termo perjorativo e engraçadinho que em nada eleva o debate politico. 

O Chega é Extremista

2 extremistas australianos discutiam sobre qual é a capital de Portugal? Um dizia que a capital é o Porto, enquanto o outro discorda  e diz que a capital é Lisboa. . Entretanto aparece um moderado e diz que todos os extremismos são maus e por isso a capital é Coimbra. O valor de um político e/ou ideia não sê vê pelo facto de ser extremista ou não. Acabar com a escravidão foi uma ideia extremista, uma lei moderada seria dar alguns direitos aos escravos. Felizmente em relação à escravidão ganharam os extremistas e ela foi abolidada. Para os ocidentais a burka é uma coisa extremista, já para os orientais o bikini é que é. Carlos Cruz,no inicio dos 90s, dizia que haver 2 canais privados era radicalismo de mercado. Hoje ninguém acha radical haver dezenas de canais privados. 

Na Russia ser gay é ser extremista, nos EUA radical é quem critica o movimento gay. Nas Coreias: No Norte é extremismo defender o livre mercado, no Sul é extremista quem o critica.  Ou seja moderado é sempre quem está no poder, extremista é sempre que o critica. Esta falsa dictomia apenas serve para manter o status quo. 

O Chega é Racista

Da mesma maneira que não se admite que alguém escape à justiça por ser rico, também não se pode admitir que alguém  escape por ser da etnia X. O Chega só seria racista se dissesse que se um branco cometesse determinado crime devia ser condenado a 5 anos de prisão, mas se fosse um não-branco a cometer o mesmo crime deveria ser condenado a 10 anos de prisão, ou se propusesse que determinada etnia devia pagar mais IRS que outra.   Racista "bonzinho" é que aquele que acredita no paternalismo, ou seja que fulano é um incapaz por ser da etnia X e beltrano é um explorador  por ser da etnia Y.


O Chega é misógino

O Chega defende penas de prisão maiores e castração para violadores e pedófilos. PS, PSD, PCP e PEV são até contra que a violação seja um crime público. (1)  Em 2016 Maria de Belém tentou ser a candidata do PS à presidência, mas António Costa não deixou. Em 2021 também Ana Gomes tentou ser a candidta oficial do PS, mas António Costa também não deixou. Ora o que seria se André Ventura impedisse uma mulher de ser candidata pelo Chega? Como foi o António Costa ninguém o chamou de misógino ou machista. O Chega acredita que ser homem ou mulher não é qualidade nem defeito, como tal rejeita a "luta de classes" entre sexos.

Em 1999, Mário Soares, então candidato a presidente do parlamento europeu, acusou a sua rival Nicole Fontaine de ter um discurso de dona de casa. - Rui Tavares, homem branco e líder do seu partido, expulsou uma mulher negra do Livre. - Em maio de 2021, Luis Monteiro deputado bloquista bateu na sua namorada. - Em 2011, na posse do XIX constitucional, Bernando Ferrão perguntou a Teresa Caeiro porque ela tinha trazido um vestido de cores berrantes. - Uma militante  acusou o BE de manter contratos de trabalho de 40 horas, ao mesmo tempo que politicamente exige que até no privado a lei obrigue ao limite de 35 para todos. "É obsceno", apontou Ana Massas - Joana Emídio Marques foi a primeira mulher em Portugal a colar um nome a uma denúncia de assédio sexual. Acusou publicamente Manuel Alberto Valente, poeta e ex-director editorial da Porto Editora, de ter tentado beijá-la. O PS, auto-intitulado partido da tolerância, apoiou o agressor.  - PS, PSD, PCP e PEV são até contra que a violação seja um crime público. Em 2016 Maria de Belém tentou ser a candidata do PS à presidência, mas António Costa não deixou. Em 2021 também Ana Gomes tentou ser a candidta oficial do PS, mas António Costa também não deixou - António Costa pediu à TVI para despedir Ana Leal. -  João Galamba insultou Sandra Felgueiras por causa de uma reportagem da RTP que denunciava corrupção. - Uma lei que permite que um pai que tenha violado e engravidado a filha pode herdar os seus bens. Esta questão já foi levada ao Parlamento pelo PAN, em abril, mas a proposta não passou. Na altura, o PS recusou votar a favor, alegando que os agressores podem, entretanto, redimir-se e, se isso não acontecer, podem sempre ser deserdados.

(1) https://observador.pt/2021/04/16/ps-psd-pcp-e-pev-rejeitam-projeto-do-be-para-transformar-violacao-em-crime-publico/

Pensamentos e Perguntas pertinentes

Muita gente que fica indignada com a coscuvilhice alheia, aceita passivamente que o estado queira saber até ao cêntimo como cada um gasta e ...