"É incrível como algumas pessoas acham que nós não podemos pagar por médicos, hospitais e medicamentos, mas creem que nós podemos pagar por médicos, hospitais, medicamentos e toda a burocracia governamental necessária para administrar isso" - Thomas Sowell
Em Portugal a lei permite que cada contribuite destine 0,5% do seu IRS a determindas entidades, desde que estejam na lista da Autoridade Tributária e Aduaneira. O principal argumento económico para a existência de um estado grande é o apoio aos pobres. Este argumento tem 3 grandes falhas
1: O estado é mau gestor por natureza
2: O estado é gerido por politicos que teem os seus próprios interesses. Obviamente que a grande maioria dos politicos não acorda a pensar em como melhorar a vida dos pobres.
3: Boa parte do orçamento estatal não é usado para apoiar os pobres, mas é usado para pagar luxos de políticos, salários de funcionários políticos, clientelas partidárias etc.. Sem falar em ministérios, observatórios e empresas estatais.
Embora obviamente isso não invalide a necessidade urgente de baixar e muito os impostos, mas seria bom também pensar em aumentar a percentagem de IRS que pode ser destinada à caridade. Os pobres tinham melhor e maior ajuda e o estado teria menos dinheiro para distribuir por pessoas que não o merecem.