Ninguém cuida tão bem de um carro alugado quanto do próprio carro. Ninguém cuida tão bem de um quarto de hotel quanto do próprio quarto. A professora gosta mais dos seus filhos do que dos seus alunos. Resumo: O permanente vale sempre mais que o temporário
A principal preocupação de um(a) monarca é o país e o seu estado. Em geral, as principais preocupações de um político são o seu partido, o dinheiro para a campanha, a sua proxima eleição, os seus aliados e coligações etc..
Imagine duas situações distintas: na primeira, você vai morar para uma casa e sabe que em príncipio vai morar lá por um longo tempo. A tendência natural é preocupar-se com todos os pormenores da casa. Da canalização à pintura, do estado das cadeiras e a tudo o que puder melhorar.
Na segunda situação, voçê vai ficar na casa por apenas alguns dias. Aí o estado das cadeiras e a pintura passam a ser quase irrelevantes e nenhum problema da casa ganha grande dimensão. Mesmo que a casa esteja prestes a cair a médio prazo não tem grande importância.
Portanto, o monarca, por ter uma perspectiva de longo prazo muito maior, tem o interesse de preservar — ou, se possível, aumentar — o valor do país, ao passo que um político em geral tem uma orientação voltada para o curto prazo. Ao fazer isso, ele inevitavelmente irá gerar perdas no valor do capital de todo o país.