Enquanto as grande empresas vivem em compradrio com o PS e o PSD, as PME são esmagadas como impostos e burocracia.
Nos países onde a liberdade económica é praticamente nula, a desigualdade ainda é maior. Em Angola são precisos esperar, em média, 36 dias para abrir uma empresa, se nenhum apparatchik atrapalhar à procura de dinheiro. (1) Uma gigante multinacional pode encarregar facilmente uma dúzia de funcionários de se dedicar apenas à abertura da sua filial angolana e dar uma percentagem da filial angolana a determidos apparatchiks importantes para que eles não só não atrapalhem como ainda possam ajudar na aceleração da abertura do negócio. Foi assim que muitos membros do MPLA enriqueceram, por causa do socialismo ainda existente em Angola.
Uma pessoa pobre que queira apenas abrir o seu pequeno negócio próprio vai ter de passar mais de um mês dedicado exclusivamente a tratar de papelada, ou seja é pelo menos um mês sem rendimentos. Se algum apparatchick corrupto impedir o negócio porque não recebeu suborno, a pequena empresa simplesmente não nasce.
A falta de liberdade económica também é um incentivo para haver corrupção. Uma pessoa normal não rouba, mas se tiver a passar fome a probabilidade de roubar aumenta bastante. Quando há liberdade economica não há suborno, até porque ninguém precisa de o fazer. Quando uma pessoa, por muito honesta que seja, está desesperada para abrir um negócio a probablidade de ela dar suborno a um funcionário do governo é imensa.
(1) https://www.indexmundi.com/facts/indicators/IC.REG.DURS